Assuntos do momento

Arco do Triunfo: curiosidades imperdíveis que você jamais imaginaria!

Arco do Triunfo: curiosidades imperdíveis que você jamais imaginaria!

O Arco do Triunfo é junto com a Torre Eiffel o monumento mais visitado de Paris. Com 50 metros de altura e uma base de 45 por 22 metros, representa as vitórias do exército francês através das ordens de Napoleão. Localizado no encontro de doze avenidas muito importantes de Paris, incluindo a famosa Champs-Élysées, o Arco do Triunfo é um ícone. Inaugurada em 1836, não é apenas uma obra majestosa, mas também carrega parte da história francesa em suas paredes.

Arco do Triunfo: o começo

Primeiramente, você precisa saber que o arco foi inspirado na tradição da Roma Antiga para celebrar conquistas militares. A construção do Arco do Triunfo durou 30 anos: Napoleão Bonaparte ordenou sua construção em 1806, ao finalizar a batalha de Austerlitz, sendo concluído durante o mandato de Louis-Philippe. O arquiteto foi Jean-François Chalgrin. 

arco do triunfo

Curiosidades

O Arco foi testemunha de inumeráveis momentos históricos: a passagem dos restos mortais de Napoleão em dezembro de 1840 e os desfiles dos militares das duas guerras mundiais, em 1919 e 1944.  Além disso, nos quatro pilares do Arco estão gravados os nomes das batalhas vencidas pelo exército napoleônico e também o nome de seus 558 generais franceses, alguns deles tiveram seus nomes grifados por terem morrido nas guerras.

Outro detalhe interessante é que um avião já passou por baixo do Arco. O aviador francês Charles Godefroy conseguiu a proeza em 1919 com o seu bimotor. Aliás, a manobra foi feita durante uma homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial.

Em 1921, um soldado francês morto durante a primeira guerra mundial foi enterrado na parte de baixo do arco. A lápide ficou conhecida como Tombe du soldat inconnu e até hoje serve de homenagem a todos os soldados franceses mortos durante as batalhas da Primeira Guerra Mundial.

Sobre o Arco

Apesar de sua altura ser muito inferior da Torre Eiffel, as vistas da parte superior do Arco do Triunfo também são bastante impressionantes. O dinamismo de Paris na confluência de doze das suas principais avenidas é digno de admirar. É belíssimo observar a Champs Élysées e o Bairro de La Défense.

Para entrar no interior do Arco e subir na parte superior, é necessário pagar uma entrada e subir os 286 degraus que o separam do solo. No interior também veremos um pequeno museu e dados sobre a construção. Para chegar até a base, há passagens subterrâneas em diferentes avenidas. Não tente atravessar a rua, pois a rotatória é uma das mais perigosas do mundo, tanto para os carros quanto para os pedestres.

E você conhece o Arco do Triunfo? Escreva aqui nos comentários como foi essa experiência! E não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

Bisous!

Elisa

Participe do nosso grupo no Telegram!