Assuntos do momento

Festival Varilux: filmes imperdíveis para ativar o francês!

Festival Varilux: filmes imperdíveis para ativar o francês!

Muitos já devem ter conhecimento do Festival Varilux Em Casa, mas como não são todos que vivem antenados às novidades, vim comentar com vocês um pouco mais sobre o festival. Dito isso, leiam esse artigo e já reservem o tempo para preparar a pipoca e colocar os filmes – e o francês! – em dia!

Le « Festival Varilux em casa » a commencé 30 avril. Plus de 50 films français sont disponibles gratuitement en version streaming. C’est une excellente manière de se cultiver, de s’amuser tout en gardant le contact avec le français

festival varilux

Como disse anteriormente, existem mais de 50 filmes franceses disponíveis gratuitamente para vocês assistirem por streaming. E além da legenda em francês, todos são legendados em português! Ou seja, para a família inteira assistir!

Particularmente, eu gosto de receber indicações de bons filmes para assistir da mesma maneira que gosto de indicar. Às vezes quando não recebemos uma indicação, acabamos perdendo tempo num filme que não faz o nosso estilo – ou pior, é simplesmente sem graça. E quando estamos assistindo filmes para ajudar na aprendizagem de um novo idioma, precisamos assistir filmes que nos chamem a atenção. Filmes que sejam legais de assistir, para que a ação de assistir não se torne maçante.

Dessa forma, separai três filmes imperdíveis do Festival Varilux Em Casa para recomendar hoje no blog.

festival varilux

O primeiro, curiosamente, se chama Premièrs Vacances. Em português, o título ficou como “As primeiras férias não se esquece jamais!”.  Lançado em 2019 na França, mas em 2020 no Brasil, o filme conta a história de Marion e Ben, dois estranhos que se conhecem no aplicativo de namoro Tinder. Após o encontro, ambos decidem sair de férias juntos para a Bulgária no dia seguinte. Sem ter uma programação definida, eles descobrem que suas concepções sobre férias dos sonhos são extremamente diferentes.

Um filme de comédia com 1 hora e 42 minutos, Premièrs Vacances é um excelente filme para levantar o astral e dar uma boa risada.

festival varilux

O segundo filme – e, talvez, o meu favorito dentro do festival! – se chama “Mon Inconnue”. Em português recebeu o título de “Amor à segunda vista”. O filme narra a história do jovem casal Raphael e Olivia que se conheceram durante seus estudos e decidiram ficar juntos. Olivia é o amor da vida de Raphael e, apesar de ambos saberem disso, o jovem rapaz que alcançou o sucesso como escritor começa a esquecer deste – nada simples – detalhe.

Assim, num belo dia, Raphael acorda em uma realidade paralela na qual nunca conheceu o amor de Olivia. Dessa forma, Raphael precisa reconquistar a antiga mulher, que se tornou uma desconhecida, para alcançar a sua vida antiga.

O filme nos leva a pensar em nossas escolhas e como elas – querendo ou não – afetam o outro, além de nos fazer rever nossas prioridades. O que é mais importante: passar o resto da sua vida com a pessoa que você ama, mas sem ter nenhum sucesso? Ou então alcançar o seu enorme sucesso, mas perder a pessoa que sempre esteve ao seu lado?

festival varilux

Lançado em 2018 na França e na Bélgica, Cyrano, Mon Amour é baseado na vida do poeta e dramaturgo Francis Edmond Rostand (1868-1918). Acompanhamos, então, esse dramaturgo à beira dos 30 anos, com dois filhos e em busca de trabalho. Então, ele oferece uma comédia – que ainda não foi escrita -, para uma personalidade do teatro. E essa comédia é nada mais nada menos que a obra, “Cyrano de Bergerac” que mais tarde seria aclamada pela crítica.

Além de ser um clássico francês, nesse filme você vai poder ver várias personagens: a atriz Sarah Bernhardt, o autor de comédias Georges Feydeau, o escritor russo Tchekhov, o famoso teórico de teatro Stanislavisk e etc. Além de que a época da história é a do surgimento do cinema e da luz elétrica.

festival varilux

Lembrando que os filmes vão estar disponíveis até o dia 27 de agosto, então se ainda não assistiram, corram para ver!

De bônus, deixo mais 2 filmes que são interessantes e foram recomendados por alunos e seguidores do Avec Elisa: “Filhas do Sol” e “Lutas de Classes”. Daqui alguns dias voltarei para falar mais sobre eles.

O que você achou desse artigo? Gostou? Lembre-se que sempre dou dicas para vocês sobre o aprendizado do francês e também explico gramática, compartilho literatura, música, filmes, eventos e muito mais sobre a cultura e língua francesa!

E não se esqueça de me seguir no Instagram e no Youtube!

À la prochaine,

Elisa

Participe do nosso grupo no Telegram!