Independente se você já foi ou não para Paris, com certeza você já viu alguma foto ou filme em que as pessoas estão sentadas naquelas mesinhas na calçada, tomando café e lendo um livro, muitas vezes aproveitando para tomar um solzinho também. Um clichê maravilhoso dessa cidade linda que é Paris.
Aposto que muitas vezes você sonhou em fazer isso, mas por que precisamos estar em Paris para simplesmente sentar em um café e curtir algumas horinhas ou minutos de sossego?
Eu adoro esse costume parisiense e digo pra você: Sampa é uma cidade perfeita para curtir um cafezinho como os franceses! Uma das coisas que mais gosto de fazer é caminhar, ou flâner por aí, e sempre procuro no meu caminho um café simpático para uma pausa no meu dia, para estar comigo mesma lendo, escrevendo, ou para ficar de boa navegando pelas redes sociais.
Nos últimos anos São Paulo foi invadida por cafeterias com uma proposta até então pouco existente: estabelecimentos que utilizam cafés brasileiros de alta qualidade, provenientes de pequenos produtores. Por isso dou aqui para vocês 5 dicas de lugares que eu gosto e que seguem essa proposta. Vai là, senta e fica de boa curtindo o seu momento, como fazem os parisienses!
Diário Café – Vila Madalena
O café fica nos fundos da loja Maria Joaquina Marcenaria, e tem um jardim delicioso. Melhor lugar para uma pausa tranquila no seu dia. Se você quiser ir com seu pet, fique a vontade, eles são bem vindos! Gosto de tomar o café coado deles, ou ainda o Espresso Tônica nos dias mais quentes. Os bolos costumam ser bem gostosos também, todos feitos pela Laura, proprietária do local.
Soul Café – Consolação
Localizado na charmosa Galeria Augusta Shops, é um pequeno oásis no meio da correria da Rua Augusta. Além dos ótimos cafés, o local também tem boas guloseimas, como cookies e bolos. O serviço é muito simpático, e faz referência direta à proposta do local: “corpo, alma e café”. Mas olha, evite ir lá logo depois do almoço, pois o local costuma ficar bem cheio!
Lina Café – Bela Vista
Bem no centro da Avenida Paulista, na icônica escadaria do Edifício Gazeta, está a Lina Café. O que mais gosto é de tomar um café em pé no balcão, com vista para o movimento da avenida. Ali temos a certeza de estarmos em uma das maiores metrópoles do mundo! O Mocca deles é bem gostoso, e vale a pena provar os pães, todos feitos pela deliciosa padaria Mr. Bakery.
Nano Cafés Especiais – Bixiga
O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, e em 2017 inaugurou ali a Casa Jardim Secreto, um espaço colaborativo bem bacana, onde fica o delicioso Nano Cafés Especiais. Os simpáticos proprietários da cafeteria, o Robi e a Livia, estão sempre por lá e entendem tudo de café. Sentar na mesinha perto da janela com vista pro movimento do Bixiga é como voltar ao tempo! Ambiente perfeito para curtir uma pausa no seu dia.
Isso é Café – Vila Madalena
Sou fã desse lugar, e a Elisa também! Nossos encontros para bater-papo costumam sempre acontecer no Isso é Café, que tem um atendimento super gente boa. Eles sempre tem cafés coados do dia, uma ótima pedida, mas minha bebida preferida é a Batida de Chocolate, que é servida fria e leva café. Uma loucura de bom! O Isso é Café fica colado ao Beco do Batman, então uma boa dica é aproveitar para dar uma volta por lá antes ou depois do seu café.
Quer mais dicas afrancesadas sobre São Paulo? Então fica de olho nas minhas #dicasmanaca !